domingo, 30 de maio de 2010

CAOS SOCIAL: NOSSOS JOVENS PEDEM SOCORRO !!!


Nosso país vive um momento de patologia social extrema e a principais vitímas desse processo são os nossos jovens, principalmente crianças e adolescentes. A adolescência é a fase mais complicada na vida do ser humano, é uma fase de muitas descobertas e também de muitos conflitos, por esse motivo jovens dessa fase necessitam de uma atenção especial da sociedade. Os adolescentes de hoje estão se tornando muito vulneráveis a diversos problemas em que estão sujeitos, o principal motivo é a falta de orientação dos pais e o descaso da sociedade, o que faz com que sejam influenciados por diversos setores como, principalmente, a mídia, que passa uma idéia negativa do que é viver uma infância e uma adolescência saudável. Inocentes, elas seguem a cartilha tortuosa que os meios de comunicação passam a elas.

Os pais estão cada vez mais omissos na sua função de educadores e tem negado o seu dever principal com relação a seus filhos, o que tem causado um transtorno total na vida destes jovens que estão sendo abandonados e esquecidos na principal fase de suas vidas, o que vem a colocá-los em situações extremas de risco. Os pais não se preocupam mais com a educação dos seus filhos, simplesmente os deixam decidirem por si mesmos fazendo o que parece ser mais agradável, vivem soltos pelas ruas sem terem as orientações básicas para se livrarem dos perigos que possam vir a sofrer, são apenas jovens inocentes, vítimas de uma sociedade injusta que nem ao menos se preocupa com sua formação, o que acarreta no futuro em sérios e graves problemas. Não bastasse os diversos riscos que naturalmente esses jovens tende a ter como: sexo, drogas, violência entre outras, estão se tornando também alvo fácil de traficantes e casas de prostituição. Já está se tornando freqüente em nosso país a manipulação de menores por criminosos adultos para incitá-los a cometerem atos infracionais.

O nosso país está vivendo um dos seus piores momentos sociais de todos os tempos, está aumentando rapidamente o número de crianças e adolescentes em situação de risco no Brasil. É grande o número de crianças e adolescentes abandonados pelas ruas envolvidos com uso e tráfico de drogas, consumo de álcool, prostituição, vítimas da violência, prática de furtos, evasão escolar, etc. Estes jovens estão sendo explorados de várias maneiras, tendo suas vidas comprometidas, pois estão se desenvolvendo em ambientes hostis sem o acompanhamento de um adulto responsável que pudesse cuidar, dar carinho e orienta-las de uma forma correta. Isto acaba resultando de uma maneira negativa em suas vidas comprometendo o seu futuro e aumentando significadamente às chances de se tornarem adultos frustrados e sem perspectivas de uma vida saudável. O uso de drogas, a pratica de sexo e consumo de álcool, estão se tornando atividades rotineiras na vida de muitos jovens hoje em dia, varias crianças e adolescentes convivem naturalmente com isso como se fosse algo normal e não imaginam a gravidade do problema e o mal que estão sujeitos.
As escolas não são mais um ambiente seguro para estes jovens e, ao contrário do que deveria ser, a escola tem se tornado mais um dos ambientes que vem contaminando crianças e adolescentes, pois nela se encontram traficantes, aliciadores e bandidos de todos os tipos, estes, vem tomando conta dos jovens fazendo com que eles se desviem dos estudos, da família e as manipulam conforme seus próprios interesses. Essa é a triste realidade que vive o nosso país.

Os professores, já há algum tempo, vem se tornando um grande instrumento para transformação social dessas crianças e adolescentes, por isso não são chamados mais apenas de professores e sim de educadores, com o papel fundamental não só de ensinar o português, a matemática, a história, a geografia, mas também de educar para a vida. Sendo assim os educadores de nosso país tem um papel importante no que diz respeito à transformação destes jovens, formar homens e mulheres de caráter, cidadãos e cidadãs responsáveis, adultos conhecedores dos valores morais e éticos para viver em sociedade, cabe á estes educadores assumir esta responsabilidade e se preparar para atender as necessidades destes jovens.
As famílias que deveriam ser o porto seguro dessas crianças e adolescentes estão se tornando uma das principais responsáveis por essas crianças estarem nas ruas em situação de risco, pois a maioria das crianças que vivem nas ruas saíram de suas casas por sofrerem maus tratos e exploração sexual de seus próprios familiares. Os pais e responsáveis além de não darem à educação e a atenção necessária a estes jovens, estão se tornando também os principais responsáveis por essas crianças e adolescentes estarem nas ruas convivendo diariamente com o risco. Será que os pais de hoje estão despreparados para educarem seus filhos? Essa parece uma pergunta sem resposta, se os pais não educam de quem é o dever de desempenhar tal papel ?
A escola tem se mostrado totalmente sem condições de assumir esta responsabilidade, a sociedade recrimina, rotula e excluem esses jovens, as instituições de atendimento aos jovens que estão em situação de risco não tem recursos necessários para uma boa educação, as políticas públicas e de assistência voltadas para esta população se mostram insuficientes e ineficientes, e assim sendo como combater este mal que atinge mais de sete milhões de crianças e adolescentes em nosso país? Infelizmente essa é mais uma pergunta sem resposta.

Mesmo não sendo um papel totalmente direcionado ao educador, este pode contribuir de uma maneira significativa para um processo educativo de inclusão social para crianças e adolescentes em situação de risco, cabe a eles se preparar para desempenhar tal função e encarar este desafio. O educador pode utilizar vários métodos, dentro de sua disciplina específica, para instruir e educar estes jovens para que estes possam se afastar dos perigos e dos riscos que eles possam vir a ter vivendo nas ruas. As ruas têm se tornado um ambiente sedutor para crianças e adolescentes, estas tem se deixado facilmente influenciar pelos perigos e riscos que as ruas podem lhes causar. Por incrível que pareça o risco tem se tornado algo atraente e pelo que parece a culpa dessa triste realidade é a própria sociedade que passa a idéia errada dos verdadeiros valores éticos e morais de um ser humano, isso tem feito com que nossas crianças e adolescentes tentem se tornarem adultos precocemente o que resulta em um desastre na formação destas crianças e adolescentes.
Hoje em dia é enorme o índice de jovens envolvidos com álcool, drogas, sexo e violência, situações como estas já estão se tornando freqüentes na adolescência a maioria estão envolvidas ou já se envolveram com algumas destas situações, e o pior é que grande parte desta população encaram isto como algo normal e não tem idéia do mal que estão sujeitas. Os nossos jovens precisam de uma atenção maior para que possam se desenvolver e crescer em um ambiente seguro com os cuidados especiais necessários para faixa etária, a sociedade não pode mais fingir que o processo educacional do nosso país é capaz de corresponder às necessidades dessas crianças e adolescentes e não pode mais deixar com que essa situação passe despercebida, essa situação deve ser tratada de uma maneira especial e em caráter de urgência para que possamos combater este mal e proteger nossos jovens.

Os educadores junto com os pais ou responsáveis devem abraçar esta causa e unirem forças para que a educação em nosso país não seja apenas uma educação voltada para atender as necessidades básicas desses jovens. È necessário planejar melhor os métodos e conteúdos da educação nacional para que o jovem ao concluir o segundo grau não esteja apenas preparado para cursar uma universidade, mas também, e principalmente, esteja preparado para encarar os desafios, perigos e riscos que estão sujeitos nas ruas. A escola deve formar cidadãos e cidadãs com coerência e ética, conscientes dos princípios e valores necessários para viver em sociedade. Para se chegar a tal objetivo será necessária uma educação social, que pode ser incluída entre as disciplinas do currículo escolar.

O jovem de hoje precisa ter conhecimento dos seus direitos e deveres, dos princípios básicos de uma vida em comunidade, estar ciente do que lhe é permitido e do que não é, de acordo com as leis do nosso país, para que assim possa se integrar na sociedade de uma maneira natural sem que antes tenha algum problema que possa vir a lhe causar a tão temida exclusão social. A sociedade deve educar os jovens antes que eles sejam rotulados, discriminados ou excluídos, pois, depois que isso acontece a possibilidade de educar este jovem diminui consideravelmente.


Profº Geferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário