sexta-feira, 28 de maio de 2010

PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA - ESPAÇO DE PAZ


Estamos vivendo hoje em um país onde se perderam os verdadeiros valores morais e éticos da sociedade, em um país onde a corrupção cresce a cada dia e a miséria vem tomando conta do povo brasileiro devida à falta de políticas públicas assistenciais para atender as famílias mais carentes, e esta mesma família, que um dia foi a base de nossa estrutura social, vem se transformando em uma instituição falida vítimas de vários processo anti-culturais que deturpa seus verdadeiros valores.

Os nossos Jovens estão perambulando pelas ruas sendo vítimas de um processo de exclusão e discriminação social, sem perspectivas de melhoria de vida acabam se entregando ao crime cometendo atos infracionais diversos e se envolvendo com álcool, drogas e prostituição. Nossas crianças estão sendo abandonadas pelas ruas e adotadas pelos traficantes que se aproveitam, da sua inocência e do desejo das mesmas de sonhar com um futuro melhor, para molestá-las e usá-las para o comércio e o consumo de drogas, e elas estão se distanciando cada vez mais do ambiente escolar. Nosso sistema educacional está passando por um momento de transição e as conseqüências disso é o aumento dos índices de evasão escolar. Diante dessa situação era extremamente importante a criação de algo que pudesse amenizar o caos que vinha tomando conta da educação no Estado de São Paulo.

Em 2003 foi criado pela Secretaria de Estado da Educação um Projeto que visava contribuir para a inclusão social de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e até mesmo idosos em nosso Estado, e nasce a partir daí um dos maiores projetos sociais já visto em nosso país, o Programa Escola da Família, que voltou a nos trazer esperança que até então estava perdida em nosso passado de sonhos e esperanças. O Programa Escola da Família nasceu e nos mostrou que através de projetos sociais feitos com responsabilidade se é possível resgatar os valores positivos e contribuir para o processo educacional de inclusão social de inúmeras pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade. O PEF foi desenvolvido com o objetivo de ampliar os horizontes culturais de seus participantes, semeando a esperança e conquistando sonhos, um verdadeiro espaço de paz, um ambiente saudável voltado para a pratica da cidadania, se transformando assim em uma grande ferramenta de inclusão social. E o resultado não poderia ser diferente, milhares de pessoas beneficiadas, milhares de educadores universitário atendidos trabalhando e tendo seus estudos custeados em um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País e outros milhares de educadores profissionais trabalhando.

O PEF é totalmente diferente de outros programas assistenciais de faixada, como por exemplo os benefícios do governo petista para as famílias que vivem na miséria com o intuito de formar um bando de ignorantes com um titulo de eleitor na mão para depois pressiona-los a votar a seu favor amedrontando os mesmos e insinuando que se outro governo entrar eles poderão perder seus benefícios,ou seja, esses programas assistenciais petitas é um meio de dar esmola para as familias pobres e depois manipular a população miserável deste país a votarem a seu favor. O PEF é justamente ao contrário, pois não da o peixe na mão (esmola) mas da a vara e ensina a pescar através de inumeras ações sócio-educativas com o intuito de formar cidadãos críticos e conscientes. A criação do PEF nos deixa a mensagem de que ainda existem políticos comprometidos com a sociedade e que trabalham para colaborar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente das mais carentes e necessitadas. Apesar de passarmos por um momento crítico na história política de nosso país, que sofre com tanta corrupção, é devido a projetos como o PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA, que eu ainda acredito em um país melhor para todos.


Profº Geferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário