segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS


Pesquisa do Ibope divulgada há pouco tempo atrás pela Associação Brasileira dos Magistrados (AMB) traz um dado preocupante, numa clara demonstração de que eleitores brasileiros ainda não sabem a real importância do voto, desconhecendo completamente que no simples gesto de votar está nele a grande responsabilidade com o futuro do país. A pesquisa revela que 43% do eleitorado conhecem casos de envolvimento de políticos em compra de votos enquanto 41% afirmaram conhecer alguém que já votou em troca de algum benefício. Grave também é que o eleitor, conforme a pesquisa, ainda resiste a fazer denúncias. Os dados indicam que 41% dos entrevistados não estariam dispostos a denunciar o comércio do voto, uma decisão desastrosa para a democracia, com reflexos danosos para a representatividade da população nas Casas Legislativas e no Poder Executivo país afora.
O problema da compra e venda de voto no país ainda é fato, infelizmente. Uma opção movida pela impunidade. E onde estaria o incentivo à falta de ação do eleitor para denunciar tão nociva prática? Certamente na própria legislação eleitoral. Buscar o voto em troca de benefícios é crime eleitoral tanto quanto dispor-se a vendê-lo, que pode render também ao eleitor pena de reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa. A dificuldade está na junção das provas. Mas há meios, sim, de se denunciar. Já existem casos de políticos que foram denunciados e perderam seus mandatos justamente por corrupção eleitoral. Coisa rara, infelizmente. Porém, palpável. 


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